Thursday, June 18, 2009

Superando Procrastinação

Artigo traduzido com permissão do autor
Texto original: "Overcoming Procrastination"
Author: Brett Steenbarger

Muitas vezes os traders sabem quais são as coisas certas para fazer-- preparar completamente para o dia de trading, definir objetivos, revisar performance, manter um diário (ou registro das operações)-- mas nunca chegam a fazê-los consistentemente. Quantas vezes dizemos a nós mesmos que iremos fazer dieta, excercício, ou fazer os serviços de casa e simplesmente os deixamos para o próximo dia, semana, mês ou ano?

Por que pessoas proscrastinam? É por que elas não querem realmente fazer o que sentem que tem que estar fazendo? É por que elas tem uma necessidade para se auto-sabotarem? É por causa de conflitos internos escondidos?

Meu artigo recente em energia pisicológica para a vida e sucesso levanta uma possibilidade diferente: Nós procrastinamos quando o *como* fazer os esforços não sintoniza com nossas forças e valores. Se pudermos achar uma maneira de perseguir nossos objetivos de forma mais amigável --que faça uso de nossas habilidades e interesses-- de repente teremos ampla motivação para fazer os esforços necessários para atingir tais objetivos.

Digamos que eu queira entrar em boa forma física. Dizer a mim mesmo para levantar 45 minutos mais cedo cada manhã e ir correr ou levantar pesos pode não levar a um acompanhamento consistente. Se sou uma pessoa social, no entanto, e entro em uma aula de ginástica, de repente eu criei uma nova experiência para mim mesmo. Fazendo amizade com os alunos da aula, eu torno menos provável que os desaponte não aparecendo. Na verdade, eu posso retirar uma motivação considerável em ajudá-los. De repente a procrastinação de dissolve.

Quando eu comecei fazer simulação de trades, era fácil faltar as seções, sair mais cedo, etc. Não tinha dinheiro envolvido, e eu podia sempre fazer as simulações depois. Quando eu transformei as simulações em uma atividade de competição, no entanto, e acompanhei minha performance semana após semana para medir melhorias, de repente eu não queria mais faltar as seções e não registrar lucros para aquele dia. Transformando uma tarefa de aprendizado em uma de competição eliminou a procrastinação.

Um trader com o qual trabalhei não conseguia manter um jornal nem que fosse pra salvar sua alma. Eu finalmente perguntei o quanto ele gostava de escrever em geral. Ele disse que odiava ler e escrever e que não era bom nessas matérias na escola. Eu sugeri que ele mantivesse um "jornal falado" mantendo uma conversa regular via telefone e me deixasse que eu tirasse notas enquanto falava-mos. Estas notas seriam o seu jornal, o qual ele iria revisar por conta própria durante a semana. Ele ficou excitado pela idéia e manteve o seu próprio "jornal falado" desde então.

Muito da procrastinação é resultado de tentar fazer a coisa certa da maneira errada. A resposta para procrastinação não é nos forçar a fazer as coisas sem motivação. Em vez disso, nós precisamos ser criativos na definição de *como* vamos perseguir nossos objetivos e até mesmo na definição dos próprios objetivos. Quando trabalhamos afinados com nossas melhores habilidades e valores pessoais, os resultados vêm com muito pouco esforço.

-------
Nota: Gostaria da sua colaboração: se encontrar algo errado, por favor deixe seu comentário que eu faço as devidas correçoes.

Atualizado com sugestões do leitor "iQuant". Obrigado! Esse foi um dos artigos mais difíceis que já traduzi, obrigado pela ajuda!

1 comment:

  1. "Journal" = diário ou registro das operações (melhor que "jornal")
    "Post"= artigo
    "The recent post on psychological energy and life success"="Meu artigo recente sobre energia psicológica e sucesso na vida". Interessante manter o link para o artigo, mesmo que em inglês
    "Ao invés" soou torto -- melhor "Em vez disso"
    A construção original em inglês não ajuda muito: " When we're in the sweet spot of our strengths and values, efforts come with surprisingly little effort.", mas uma versão um pouco melhor, tentando manter fidelidade à idéia original seria: "Quando trabalhamos afinados com nossas melhores habilidades e valores pessoais, os resultados vêm com muito pouco esforço."

    ReplyDelete