Monday, June 29, 2009

Aprendendo a trade: Vendo a si próprio, revisando seus trades

Artigo traduzido com permissão do autor
Texto original: "Learning to Trade: Viewing Yourself, Reviewing Your Trading"
Author: Brett Steenbarger

Em um post recente, eu enfatizei que reconhecer e agir prontamente em padrões em tempo real é uma grande parte no desenvolvimento de especialidade em trade. Desenvolver competência e experiência como radiologista é um exemplo clássico de performance baseada em reconhecer padrões. Ler um raio-X ou qualquer outra forma de imagem significa ser capaz de reconhecer variações normais das anormais. No começo, para o olho não treinado, as imagens vão parecer as mesmas. Somente se expondo repetidamente às imagens e suas variações é que os estudantes de medicina vão aprender a dar diagnósticos. Não importa o quanto se leia livros, não tem como substituir a experiência de revisar os filmes com outros médicos experientes.

O trader que grava em vídeo o seus trades tem uma ferramenta poderosa em suas mãos para realizar três tarefas de aprendizado:

1) Ver mais padrões de mercado e gravá-los firmemente em sua mente;

2) Revisar performance para identificar áreas que precisam de melhoria, e formular objetivos para tais melhorias;

3) Revisar performance para identificar áreas de trading que representam pontos fortes, de forma que essas possam ser cristalizadas e recrutadas durante futuras operações.

Quando saí de meu trabalho com traders individuais em Chicago e comecei a trabalhar com bancos e traders de hedge funds, eu fui surpreendido pela sofisticação desse grupo em termos de gerenciamento de portfólio e igualmente surpreendido pela total falta de sentimento por movimentos de mercado à curto prazo. Muitas vezes um gerente de portfólio me desecrevia excelentes idéias e então às executavas no pior momento do dia. Eu descobri que, por mais inteligentes que os traders de instituições fossem, eles não tinham a frequência e exposição aos padrões de mercado à curto prazo e nenhuma habilidade para "sentir" quando compradores ou vendedores estava dominando (ou perdendo seu domínio) de minuto-a-minuto, hora-a-hora.

Traders que usam gravações em vídeo na essência estão duplicando sua exposição aos padrões de mercado -- e a seus próprios padrões como traders. Devido ao fato de que o aprendizado de padrões é uma função da exposição repetida à várias configurações, o trader que não somente revê o mercado, mas revê os vídeos é mais capaz de ter um aprendizado (e performance)acelerado.

As duas formas mais comuns de gravação que encontei no meu trabalho com traders são gravação da tela com software ou gravação em vídeo com uma câmera apontada para a tela. O primeiro é disponível com o uso de softwares como "Camtasia"; o outro com uma câmera que possua uma boa capacidade de armazenamento.

É lógico que não faz sentido revisar o dia inteiro de trading todos os dias. Em geral, as melhores revisões são às que você faz dos seus melhores e piores trades: os que reforçam o que você fez certo e o que precisa melhorar. Se os traders simplesmente revizassem o seu melhor e pior trade a cada dia --o que o mercado fez e o que eles fizeram-- Eu acho que eles seriam mais capazes de atingir níveis de comptetência e o fariam em menos tempo do que o trader que vai embora quando o mercado fecha.

Lembre-se, no entando, que pequisas sugerem que não é só o que você revê, mas como você revê que faz toda a diferença no aprendizado. As formas mais poderosas de aprendizado usam as observações e às transforma em objetivos futuros. Assistir passivamente os mercados (e sua própria performance) é muito menos poderoso do que assistir ativamente e com definição de objetivos.

-------
Nota: Gostaria da sua colaboração: se encontrar algo errado, por favor deixe seu comentário que eu faço as devidas correções.

No comments:

Post a Comment