Wednesday, June 10, 2009

Desejo de vencer: Necessário, não suficiente

Artigo traduzido com permissão do autor
Texto original: "Desire to Win: Necessary, Not Sufficient"
Author: Brett Steenbarger

Estou em uma empresa de trading e vou falar com o trader G. Para ver como ele começou seu dia. Ele está em um período prolongado de queda, perdendo dinheiro em mais dias do que ganhando. Eis o que eu observo:

  1. Trader G. chegou atrasado no escritório e não teve tempo para se preparar antes de sentar para investir. Ele não teve tempo para se preparar quando se sentou por que "eu não quero perder um movimento".

  2. Eu pergunto ao trader G. o que ele pensou sobre o recente movimento na taxa de juros e como isso pode afetar as ações. Ele não sabia sobre o que eu estava falando. Ele não tinha lido os anúncios econômicos ou olhado os gráficos.
  3. Eu pergunto ao trader G. se ele pensa que o mercado está em tendência de alta ou de baixa baseado no que os setores estão fazendo. Ele olha rapidamente para ver o que os setores estão fazendo; ele não os tem acompanhado.

  4. Trader G. está comprado no mercado; quando eu pergunto onde é seu alvo, ele começa a estudar os gráficos procurando um nível para alvo.

  5. Eu peço ao trader G. para olhar o seu jornal de trading. Embaraçado, ele me diz que não tem escrito no jornal ultimamente. Quando eu olho suas últimas entradas, elas são parágrafos curtos descrevendo o quanto ele deveria ser mais paciente em seus investimentos. Não existe objetivos específicos ou sinais de progresso em direção a um objetivo.

Se você perguntar ao trader G. ele vai te dizer que ama investir e tem uma paixão pelos mercados. Ele se questiona, com toda essa motivação, por que não está fazendo dinheiro. Eu pergunto porquê ele pensa que ele possivelmente *poderia* vencer. Trader G. é um personagem fictício, mas ele poderia ser uma grande quantidade de traders que eu já encontrei no meu trabalho de treinador. Desejo é necessário para o sucesso, porém nao suficiente.

-------
Nota: Gostaria da sua colaboração: se encontrar algo errado, por favor deixe seu comentário que eu faço as devidas correçoes.

No comments:

Post a Comment