Wednesday, June 10, 2009

Gerenciando risco de trading: Aprendendo como perder

Artigo traduzido com permissão do autor
Texto original: "Managing Trading Risk: Learning How to Lose"
Author: Brett Steenbarger

O posting passado lidou com "gerenciando risco dentro de um dia de trading". Em um nível maior, entretanto, todo trader tem que gerenciar o risco em toda sua carreira de trader.


Há um tempo atrás, um trader me disse que estava dobrando seu dinheiro todo ano no mercado e perguntou se eu queria investir fundos com ele. Ele ofereceu um registro verificado de seus resultados. Eu imediatamente rejeitei. Minha regra é, com o tempo, um trader vai sempre perder pelo menos metade da porcentagem de retorno que está buscando atingir. Qualquer um que atira para 100% de retorno anual vai certamente, em algum ponto, ter a experiência de perder 50%. Isto não é para mim.


Risco e recompensa são sempre proporcionais. Aqueles que entendem isso não investiram com Madoff.


Um trader me disse que fez uma grande quantia na ordem de cem mil em um dia de investimento. Despois, ele me escreveu agonizando por que tinha perdido centenas. Outra das minhas regras é que você deve sempre investir pequeno suficiente para aguentar confortavelmente 5 perdas consecutivas em stop. Se voce trade o suficiente, uma série de perdas *vai* acontecer. Arrisque 10% do seu capital em seus trades e é uma roleta russa: eventualmente voce vai pegar o tambor que tem as 5 balas consecutivas de perdas.


Se 20% do meu capital é o máximo que eu posso considerar perder com o tempo, eu vou trade menor quando eu perder 5%, menor ainda se estiver perdendo 10%, e menor ainda mais se estiver perdendo 15%. Conforme eu vou investindo pior, vou arriscando menos. Eu faço com que seja muito mais difícil atingir o meu nível de 20% por que estou colocando menos capital em risco durante os períodos de perda.


Inversamente, ao arriscar uma porcentagem fixa do meu capital quando estou tendo lucros, eu naturalmente atinjo um grau maior de risco/recompensa quando estou investindo melhor.


Eu sei por experiência que, em algum ponto no futuro, eu vou perder 10 vezes o que estou querendo arriscar em um único trade. Se eu arrisco 1% do meu capital em um trade, é melhor que eu esteja preparado para ter uma perda de 10% em algum ponto no futuro. Se eu arrisco 5% do meu capital em cada trade, eu vou eventualmente perder pelo menos metade do meu dinheiro. Probabilidade e pisicologia garantem que vão haver períodos de perda; um investidor inteligente planeja e se prepara para tais períodos.


Uma grande parte do sucesso em trade, é saber como perder.

-------
Nota: Gostaria da sua colaboração: se encontrar algo errado, por favor deixe seu comentário que eu faço as devidas correçoes.

No comments:

Post a Comment