Thursday, June 25, 2009

Cinco Obstáculos no Desenvolvimento do Trader

Artigo traduzido com permissão do autor
Texto original: "Five Pitfalls of Developing Traders"
Author: Brett Steenbarger



Estive trabalhando com alguns traders novatos em uma empresa; aqui são cinco observações sobre os seus erros mais comuns que são obstáculos para seu desenvolvimento:

1) Falta de um plano de desenvolvimento - Traders tipicamente começam investindo pequeno e mantendo as perdas pequenas. Então, conforme eles aumentam suas habilidades e conseguem sucesso consistente, passam a investir maior capital e mover suas stops e limites de acordo. Muito frequentemente eles (e suas firmas) não teêm um plano estruturado para quando aumentar seu tamanho: o que deveria acontecer para aumentar de tamanho, como os limites de perdas seriam definidos e monitorados, como lidar com as perdas, etc. Sem níveis e orientações claras, não é incomum que os novos traders falhem.

2) Falta de uma estrutura para desenvolver habilidades - Muitos traders não mantém registros/jornal e, quando fazem, não são consistentes em manter os jornais ou a profundidade e qualidade das entradas. Muito comumente, os jornais consistem de observações vagas ("Eu preciso ser mais paciente") sem observações concretas do "porque" os problemas estão acontecendo e o que, especificamente, deve ser feito para solucionar tais problemas. Sem as métricas dos seus trades, é difícil para os traders realmente saberem o que está funcionando e o que não está. O trader está deixando seus trades ficarem mais negativos do que o usual? O trader está colocando as "stops" muito perto, sendo "stopado" em trades que seriam vencedores logo após a stop? O trader está fazendo mais dinheiro em mercados com tendência do que nos que estão em consolidação? Sem algum mecanismo para revisão e avaliação, estes tipos de perguntas ficam sem resposta.

3) Falta de perspectiva nos dias de trade - Muitos traders estão procurando por configurações para entrar no trade antes de realmente compreenderem o que está acontecendo no mercado. Estamos em consolidação ou em tendência? Estamos aceitando valores mais altos ou mais baixos? Estamos fazendo mais transações em certos níveis de preço? Qual são os temas em que estão operando os mercados atuais? Um número surpreendente de traders não conseguem responder estas perguntas. Ao invés, eles reagem a preços mais altos ou mais baixos sem situar estes movimentos em um contexto mais amplo.

4) Falta de "Stops" e Alvos explícitos - A consequência de ser muito focado nas configurações de entrada é que muitos traders não tem idéia firme de onde e como sair de trades. Sem stops e limites explícitos, eles tendem a sair de trades em pontos de maior sofrimento ou pontos de lucro confortável. O problema com esta abordagem de ir conforme o fluxo é que ela frequentemente deixa o trader segurando perdas por muito tempo ou saindo de vitórias muito cedo. Ter mais trades ganhadores do que perdedores não ajuda se suas vitórias são significantemente menores do que as derrotas.

5) Falta de Persistência - Muitos traders novatos simplesmente não são emocionalmente resistentes. Eles perdem dinheiro em uma idéia e rapidamente abandonam a idéia, ao invés de tentar novamente em um melhor momento. Eles desistem de trade e abandonam a tela depois de vários trades perdedores ou após uma mudança de mercado vagarosa. Ao invés de continuar observando o mercado e trade no papel algumas idéias novas, eles abandonam o processo de aprendizado por completo. Para ser claro, existem riscos em ser teimoso e entrar em posições por vingança ou frustração. Mas muitos traders novatos não aprendem a aceitar as perdas e seguir em frente: aprenda delas, e às esqueça.

O objetivo de um trader novato deve ser de virar uma máquina de aprendizado. Você está sendo um bom treinador de si mesmo?

-------
Nota: Gostaria da sua colaboração: se encontrar algo errado, por favor deixe seu comentário que eu faço as devidas correçoes.

No comments:

Post a Comment