Monday, June 8, 2009

Três qualidades de boa execução de trade

Artigo traduzido com permissão do autor
Texto original: "Tree Qualities of Good Trade Execution"
Author: Brett Steenbarger


Clique aqui para o gráfico


Aqui está uma visão do meu gráfico de “Market Delta” para o trade de venda que entrei quinta-feira pela manhã. O mercado subiu consistentemente no comeco da manhã e continou subindo em antecipação ao “ISM Report”. Quando o relatório foi anunciado, nós vimos vendedores entrarem no mercado em peso. Isso é mostrado no gráfico do “Market Delta”como cores vermelhas dentro das barras. Vermelho ocorre sempre que o primeiro número dentro da barra (o número de contratos transacionados quando aquele preço é o preço de venda) é maior do que o segundo número (o número de contratos transacionados quando aquele preço é o preco de compra). Depois de um quique no qual a compra nao atraiu volume siginificante em relação ao volume durante a venda, isso ofereceu uma ótima oportunidade para ir com o fluxo dos vendedores. Logo depois, novos vendedores atingiram o mercado novamente em peso. Um novo quique mais siginificante ainda aconteceu, seguido por dois novos surtos de venda que nao conseguiram empurrar o preço para mais baixo e isso ocorreu com um volume mais baixo. Este foi meu sinal para cobrir a posição de venda.

Este trade ilustra três qualidades de uma boa execução:

  1. Explora condições imediatas no mercado – Compradores vinham comprando o mercado para cima. Qualquer boa notícia vindo do ISM já estava avaliada no mercado. Uma vez que os vendedores entraram no mercado, o fluxo de curto prazo mudou para os vendedores. Isso levou a uma situação na qual muitos participantes que estavam comprando o mercado teriam que sair de suas posições. O trade, pegando a mudança cedo, foi capaz de explorar este descarregamento de posições. Muitos dos melhores trades “intra-day” são os no qual você pega a mudança de interesse de compra ou venda e pode antecipar compradores ou vendedores saindo das suas posições.
  2. Ele limita o risco tendo um ponto de stop bem claro – O ponto ideal de stop é o ponto que diz que sua idéia estava errada. Se tivésse-mos pego uma enxurrada repentina de volume levantando a compra (a cor verde no gráfico do “Market Delta”) logo após os vendedores terem entrado no mercado – ou certamente se tivesse-mos feito um novo preço alto logo após o anúncio do ISM – minha idéia teria sido invalidada. Uma vez que o volume de vendas domina, as barras devem permanecer vermelhas. Caso contrário, o fluxo de volume não está na sua direção e o melhor que você faz é limitar suas perdas. Voce quer que sua entrada seja o mais perto possível do ponto que provaria que você está errado, desta forma a sua relação de risco:recompensa é sempre muito melhor do que 1:1.
  3. Ele segura os lucros tendo um claro critério de condições de saída – Meu alvo inicial para o preço era o ponto de baixa do “range” da noite anterior em 1442.5. Porém, eu também saio de trades se, em um período de 10 a 15 minutos eu não vejo o volume continar a expandir na direção do trade. (Eu muitas vezes penso nisso como sendo uma regra do tipo “três erros e você está fora” no “Market Delta”. Se três barras consecutivas não conseguem empurrar o fluxo de volume e o preço na minha direção, eu saio fora). Eu sabia que a tendência geral do mercado não era de baixa, então eu não segurei até o meu alvo de preço. Eu deixei o mercado me dizer onde compradores e vendedores estavam expandindo e contraindo e tirei o que o mercado me deu no trade.

Lógico, exitem muito mais fatores em uma boa execução de trade. Eu vou escrever sobre isso em outro post. O ponto importante para se tirar daqui é que boa execução pode limitar as perdas nas idéias erradas e maximizar o potencial de lucro nas boas idéias de trade. Muito da lucratividade de um trader vem não das configurações das idéidas, e sim de uma boa execução das mesmas.

-------
Nota: Gostaria da sua colaboração: se encontrar algo errado, por favor deixe seu comentário que eu faço as devidas correçoes.

No comments:

Post a Comment