Friday, July 31, 2009

Trading, Intuição, Mente e Corpo

Artigo traduzido com permissão do autor
Texto original: "Trading, Intuition, Brain, and Body"
Author: Brett Steenbarger

Uma excelente apresentação de Jason Zweig, entitulada "Dinheiro e a Mente", ilustra como decisões de trade e investimentos são influenciadas por eventos no corpo. Uma nota interessante que ele usa do neurocientista Antonio Damasio é:

"Nos tomamos decisões não somente avaliando probabilidades e consequências, mas também (e principalmente) avaliando os seus atributos emocionais."

Isto esta relacionado à hipótese do "somatic marker" de Damasio: Nós julgamos certo ou errado, bom ou ruim, de acordo com as consequências emocionais, e que associamos certos estados corporais com estas consequências. Quando eu decido não comer algo que é ruim pra mim, não é uma decisão puramente abstrata e racionalizada. Ao invés, a decisao é baseada na sensação física de desgosto quando eu me conecto emocionalmente às consequências do ato de comer.

Estes "somatic markers" ajudam a explicar a sensação (literalmente) que os traders podem desenvolver aos mercados depois de um longo período de exposição aos padrões de oferta e demanda. A decisao de comprar ou vender está relacionada à sensações físicas associadas com ganhos e perdas: Estes "somatic markers" indicam nossas decisões e ações.

Nós comumente pensamos como oportunidade sendo uma função de variáveis do mercado: volume, volatilidade, tendência e semelhantes. Mas e se a oportunidade for mais uma função que o trader tem de acessar os seus "somatic markers"? Pode ser por isso que traders comumente veêm emoção como inimigo de bom trading: o "barulho" da super-confiança, medo, ou ganância submerge os indicadores mais súbtos que nos alertam para risco/perigo e recompensa/oportunidade.

Se cultivassem habilidades (auto-hipinoze, meditação) para acalmar o fluxo dos pensamentos e emoções, seriam os traders que internalizaram os padrões do mercado capazes de demonstrar um melhor acesso aos seus aprendizados e melhorar sua performance? Esta é uma área muito promissora para se investigar.

-------
Nota: Gostaria da sua colaboração: se encontrar algo errado, por favor deixe seu comentário que eu faço as devidas correções.

2 comments:

  1. Excelente iniciativa em traduzir esses belos artigos. Com sua permissão quero adiciona-lo la lista dos "blogs que eu acompanho" do meu blog. Pode ser??

    ReplyDelete
  2. Obrigado, e logico que pode adicionar o blog na sua lista.

    Abracos,
    Gustavo

    ReplyDelete