Tuesday, July 28, 2009

A importância da Intuição em Trading

Artigo traduzido com permissão do autor
Texto original: "The Importance of Gut Hunches in Trading"
Author: Brett Steenbarger

Como referência a este artigo, eu recomendo que você de uma olhada neste artigo sobre a função dos "somatic markers"em decisões de trading e neste artigo sobre a função da intuição em trading. (nota: tradução por vir)

O que neurocientistas estão descobrindo é que emoção --aquelas intuições-- têm uma função crítica na tomada de decisão. Isso é especialmente verdade para tomada de decisões rápidas em face a riscos e incertezas. Um fantástico artigo do New York times registra como a intuição é crucial em batalhas militares. O artigo deixa claro que o corpo muitas vezes sente o perigo antes que a mente possa fazer a identificação.

Um fato fundamental tem deixado pisicologistas ocupados no mundo das finanças: as emoções associadas com as pressões de performance --Os legendários medo e ganância que os traders e investidores conhecem muito bem-- são mais fortes do que as pistas emocionais da nossa intuição. Quando estamos frustrados ou super-confiantes, nós involuntariamente sobrescrevemos os sinais mais subtos de reconhecimento de padrões de perigo ou oportunidade que vêm do nosso corpo.

Uma implicação importante é que traders experiêntes --como soldados experientes-- normalmente sabem mais do que acham que sabem. No entanto, o conhecimento implícito só pode ser acessado se eles estiverem em um estado receptivo. Esta é a razão pela qual técnicas para aumentar o estado de calma e foco podem ser tão úteis para melhora a performance de trading.

Muitas vezes nossa própria conversa interior soterra as nossas intuições. Em outras palavras, nós falamos conosco quando deveriamos estar nos ouvindo.

-------
Nota: Gostaria da sua colaboração: se encontrar algo errado, por favor deixe seu comentário que eu faço as devidas correções.

No comments:

Post a Comment