Saturday, August 15, 2009

Performance e Esforço: Perspectivas de Miyamoto Musashi

Artigo traduzido com permissão do autor
Texto original: "Performance and Effort: Perspectives from Miyamoto Musashi"
Author: Brett Steenbarger

Qual a relação entre performance e esforço?

Alguns podem esperar uma relação linear: Mais prática/esforço leva a uma performance melhor.

Outros podem esperar uma relação curvilínea: Em um certo ponto, muito esforço pode interferir com a performance.

Nas artes marciais, e na prática japonesa de esgrima, a relação entre esforço e performance é muito mais complicada.

Esforço é essencial no treinamento, mas uma vez que as habilidades estão internalizadas, a performance vem de acalmar a mente e permitir que as habilidades tomem conta automaticamente. O foco é em não forçar.

"Não ser convencido nem pelo oponente nem pela sua espada é a essencia da esgrima", ensinou Miyamoto Musashi.

O objetivo é se tornar "um só" com a performance, seja escrevendo caligrafia ou lutando artes marciais. Setephen Hunter capiturou um pouco disto em seu romanse "The 47th Samurai".

Quando voce é um com seu oponente, voce pode anticipar seus movimentos e responder no rítimo. Não existe tempo para pensar e analizar.

"Você vence as batalhas sabendo temporizar o inimigo, e usando um tempo que o inimigo nao espera", ensinou Musashi.

Muitos trades ruins vêem de mentes inquietas, que não conseguem se transformar em um com os mercados, e literalmente perdem o sentido pelo mercado. "A mente violenta resulta em uma espada descuidada", escreveu Musashi.

Existem momentos em que voce consegue *sentir* o mercado virando; é quase como uma sensação física no corpo. Nas artes marciais, um pode sentir o oponente de forma semelhante.

"Exite temporização na vida inteira do guerreiro, na sua ascensão e declinio, na sua harmonia e discórdia", escreveu Musashi. "Semelhantemente, existe temporização na vida do Mercante, na ascensção e queda do capital. Todas as coisas possuem tempo de subida e descida. Você tem que ser capaz de distinguir isso."

Treinamento requer esforço; "O caminho está no treino", de acordo com Musashi. Mas as melhores performances não são esforçadas, vão além do esforço. Musashi entendeu isso.


-------
Nota: Gostaria da sua colaboração: se encontrar algo errado, por favor deixe seu comentário que eu faço as devidas correções.

2 comments:

  1. Oi Gustavo, eu também tenho colocado alguns textos do Dr. Steenbarger. Apesar de curtos sao muito fáceis de entender e úteis para o trader.
    Se quiser ver meu blog www.tradingnaamerica.blogspot.com
    Um abraço,

    Caio

    ReplyDelete
  2. Legal Caio, faz um bom tempo que nao posto, meu tempo ficou curto e estou me dedicando mais exclusivamente nos meus trades com o pouco tempo disponivel. Vou olhar seu site, abraco,
    Gustavo

    ReplyDelete